Instruções para elaboração da documentação do PTCC
Administração Central
Unidade de Ensino Médio e Técnico - CETEC
Grupo de Supervisão Educacional - Gestão Pedagógica
Região – Vale do Paraíba/Litoral Norte
Normas ABNT para TCC ( Trabalho de Conclusão de Curso)
Trabalhos Técnicos Científicos e Acadêmicos
O acadêmico, ao adentrar no ensino superior, tenderá a confrontar-se com duas possibilidades de produção intelectual. Uma delas diz respeito a tarefas cotidianas de trabalhos no intuito de vencer os créditos das disciplinas ofertadas e outra é sua inclusão no mundo da investigação como Iniciação Científica.
Como essas atividades estão interligadas pela relação ensino – pesquisa e investigação como meio de aprendizagem, os procedimentos que se seguem podem ser adaptados tanto para produção acadêmica (investigação mais determinada) ou para produções investigativas mais elaboradas como as produções monográficas.
O objetivo da normatização é o de padronizar e simplificar procedimentos num fluxo de atividades, o que contribui para auxiliar o indivíduo na execução de suas tarefas, uma vez que obedece a determinadas normas.
As publicações passam por esta organização de procedimento. Os trabalhos científicos ou acadêmicos também devem estar subordinados a essas regras pela qualidade implícita de que todos os trabalhos escritos originados representam um potencial de publicação em livros ou periódicos.
Deste modo, se divulga e se preza pela aplicabilidade das regras para publicação, desde o mais simples trabalho até os temas de qualidade científica reconhecida. A obediência às regras normativas da ABNT culmina no mínimo, em uma apresentação estética básica uniformizada aos trabalhos, que se consegue através desta prática de organização.
Trataremos a aparência e a ordem dos elementos que compõem os trabalhos de uma forma geral, ressaltando que cada trabalho possui suas exigências particulares. Porém, cabe como linha de base, a seguinte ordem de elementos e suas qualidades: prevalece a regra de que o que importa é a apresentação visual do trabalho obedecendo-se a proporcionalidade das margens, ou seja, cuidar para que o texto não fique muito para a direita ou muito para cima ou para baixo.
1.Estrutura do Trabalho ou Relatório Científico
Todo trabalho compreende as seguintes partes: preliminares ou pré-texto, texto e pós-liminares ou pós-texto.
• capa
• folha de rosto
• dedicatória (*)
• agradecimentos (*)
• sumário
• texto introdução
desenvolvimento
conclusão
• anexos ou apêndices (*)
• referências bibliográficas
• glossário (*)
• capa (*)
(*) - Elementos adicionados de acordo
1.1 Preliminares ou Pré-Texto
São considerados elementos preliminares a capa, folha de rosto, prefácio, resumo, epígrafe, dedicatória, agradecimentos, lista de símbolos e de ilustrações.
1.2 Capa
É a proteção externa do trabalho, que reúne um conjunto de informações sobre o relatório.
Os elementos de identificação que aparecem na capa devem ser claros, concisos e específicos para um bom entendimento, facilitando a consulta e fornecendo informações imediatas sobre a apresentação do trabalho.
As informações essenciais a serem dadas na capa, inclui:
- nome do responsável (autoria)
- título e subtítulo
- local ( cidade )
- data (mês e ano)
É o espaço reservado para apresentação e identificação do trabalho em si. É o que chega primeiro aos olhos dos leitores ou mesmo do leitor endereçado. Quando se tratar de trabalho acadêmico, o leitor interessado imediato é o professor e o mediato são os demais alunos. Mas em caso de monografias, o professor orientador é o interessado imediato junto com a banca examinadora e, posteriormente, os demais pesquisadores.
Portanto, essa fase deve ser clara e seus elementos pré-ordenados para que se reconheça rapidamente as informações e se estabeleça uma comunicação eficiente.
A estrutura mínima é que o topo seja o local reservado para o autor das idéias elaboradas no trabalho. Mesmo sendo uma resenha de um livro com autoria diversa, o autor desse trabalho é a pessoa que elabora a resenha crítica da obra; é o nome que vai no alto da folha e com evidência. O nome do autor deve ser escrito em caixa alta e letra 12 da Times New Roman ou Arial 12 .
O título e local seguem a orientação dos caracteres acima. O centro da folha é o espaço para o título do trabalho que se propôs. Tratando-se de uma monografia o nome do trabalho corresponde ao seu título como, por exemplo, “QUALIDADE DE VIDA COMO DIREITO HUMANO”, pois mesmo que se deva retirar as informações de outras bibliografias, a autoria e a estrutura das idéias pertence ao autor/aluno que as organizou.
Para o final da página reserva-se o local e data da produção, ou seja, no local onde será entregue o trabalho, mesmo que a residência seja em local diverso. Para o final da página reserva-se o local e data da produção, ou seja, no local onde será entregue o trabalho, mesmo que a residência seja em local diverso.
Recomenda-se que a capa seja feita com papel branco, de boa qualidade, de formato ofício (A4). Pode ser usado também papel cartão mais grosso para cumprir a finalidade de proteção. Nesse caso, a instituição pode ou até deve fornecer capas personalizadas para melhor apresentação e, ao mesmo tempo, valorizar a instituição.
2. Apresentação Gráfica
2.1 Papel
Para o original deve ser utilizado papel branco A4 (21,0 cm x 29,7 cm).
Para as cópias utilizar o papel formato A4 acima mencionado.
2.1.1 Folhas Largas
Quando a largura do formato padrão for insuficiente para a apresentação das ilustrações, adotar o formato padrão com largura ampliada, definindo convenientemente dobras sucessivas no formato resultante, ou cópia reduzida das ilustrações, desde que não prejudiquem a leitura das mesmas, seguindo o formato padrão.
2.2 Escrita
Editar o original utilizando somente um lado da folha. Justificar o texto à esquerda e à direita, evitando separações silábicas com barras ou outros sinais. Toda impressão de um trabalho científico deve ser feita na cor preta.
Utilizar fonte "Times" tamanho 12 ou Arial. Não utilizar fontes que ocupam muito espaço tal como "Bookman".
Para citações longas, notas de rodapé, paginação e legenda de ilustrações e de tabelas, utilizar tamanho 10 ou equivalente.
2.3 Margens
Com vistas a permitir uma boa visualização do texto, bem como a sua correta reprodução e encadernação sugere-se observar as seguintes margens (ver imagem página 8):
Superior e Esquerda: 3 cm
Inferior e Direita: 2 cm
2.4 Espaços
No texto utilizar espaço 1,5 nas entrelinhas, e nas citações longas, notas de rodapé, referências, paginação e legenda de ilustrações e de tabelas, utilizar espaço simples.
Atente, porém, que as referências, no final do trabalho, devem ser separadas entre si por espaço duplo.
Deve-se deixar uma linha em branco entre o título da seção e o texto anterior e o texto que a sucede.
Transcrições longas (citações diretas com mais de três linhas): espaço simples e recuo de 4 cm a partir da margem esquerda;
Títulos das seções: separadas do texto por 2 “enter”, sendo 3 “enter” o espaço do texto para o título seguinte.
Parágrafos com recuo de 1,25
Observação: quando uma seção terminar próximo ao fim de uma página, colocar o cabeçalho da próxima seção na página seguinte.
Bibliografia com espaçamento simples entre as linhas e espaço de 1,5 entre uma referência e outra
2.5 Paginação
Todas as páginas do trabalho devem ser contadas. Inicia-se a contagem pela Folha de Rosto, mas a numeração somente é colocada a partir da Introdução (assim, as páginas de Resumo, Sumário, Dedicatórias, Agradecimentos, Listas, Conclusão, Referências, são contadas, mas não numeradas).
As páginas devem ser numeradas seqüencialmente através de algarismos arábicos. Os números são colocados no lado direito da margem superior, a 2 cm das bordas superiores e direita.
Tanto no sumário como no desenvolvimento do texto, os títulos das seções são grafados de forma diferenciada, destacando-os gradativamente, conforme segue:
• Título de 1º nível (capítulo): em letras maiúsculas e em negrito;
• Título de 2º nível: em letras maiúsculas, sem negrito;
• Título de 3º nível: em letras minúsculas e a inicial da primeira palavra em maiúscula, em negrito;
• Título de 4º nível: em letras minúsculas e a inicial da primeira palavra em maiúscula, sem negrito.
A numeração indicativa será de acordo com o nível da seção e precede o titulo, alinhado à margem esquerda, separada por um espaço de caractere, conforme o exemplo:
3 METODOLOGIA DE PESQUISA 3.1 COLETA DE DADOS 3.2.1 Tratamento dos dados 3.2.1.1 Análise discriminante |
Os anexos e/ou apêndices devem ter suas folhas numeradas de maneira contínua e sua paginação deve dar seguimento à do texto principal. Só não serão numeradas as página do anexo/apêndice que possuírem uma estrutura física diferente das páginas do Trabalho, como cópias de páginas de outra publicação, formulários, mapas, e/ou foldêres que possuírem paginação própria.
Atenção!
• A fonte dos títulos é tamanho 12 ou 14 quando aparecem no Sumário e tamanho 14 quando aparecem no desenvolvimento do texto;
• No desenvolvimento do texto, os títulos da cada capítulo (1º nível) devem iniciar-se em folha distinta, uma vez que se referem às principais divisões de um texto.
3. Elementos Pré –Textuais
São aqueles que antecedem o corpo do Trabalho, com informações que ajudam na identificação, finalidade e utilização do trabalho.
3.1 Capa (elemento obrigatório)
A capa contém dados que permitam a correta identificação do trabalho. A capa deve conter os seguintes elementos:
- nome da instituição;
- nome do autor;
- título do trabalho;
- subtítulo (se houver);
- número do volume (se houver mais de um);
- local (cidade);
- ano da entrega.
(Ver página 8 – Capa)
Sugere-se o uso do bom senso na distribuição dos elementos acima listados.
3.2 Folha de Rosto (elemento obrigatório)
A folha de rosto (ver página 9 – Rosto) é elemento obrigatório e deve conter todos os dados necessários para a perfeita identificação do trabalho:
a) Nome do autor;
b) Título do trabalho;
c) Subtítulo (se houver);
d) Número do volume (se houver mais de um);
e) em letras minúsculas, do centro para a direita, deve constar a natureza do trabalho, seguida do objetivo do trabalho, do nome da Instituição e da área de concentração (disciplina);
f) Nome do(s) orientador(es) e co-orientador (se houver), precedido da palavra “Orientador:”;
g) Local (cidade)
h) Ano da entrega do trabalho
Novamente, sugere-se o uso do bom senso na distribuição dos elementos acima listados.
3.3 Agradecimentos, Oferecimentos (elementos opcionais)
Localizados antes do sumário, na mesma ordem citada, em páginas separadas. Os agradecimentos devem ser dirigidos àqueles que realmente contribuíram de maneira relevante à elaboração do trabalho, restringindo-se ao mínimo necessário.
FORMATO E MARGEM
Margem superior: 3 cm
¬ ®
Margem esquerda: 3 cm Margem direita: 2 cm
¯
Margem inferior: 2 cm
CAPA
ETEC Dr. GERALDO JOSÉ RODRIGUES ALCKMIN ENSINO TÉCNICO
NOME DO ALUNO
TÍTULO DO TRABALHO Subtítulo (se houver)
TAUBATÉ - SP 2011 |
Nome da Instituição: Centralizado, em negrito, em letras maiúsculas, Times ou Arial 14, a 1 “enter” da margem superior da página;
Nome do Aluno: Centralizado, em negrito, em letras maiúsculas, Arial 14, a 2 espaços do nome da instituição;
Título e Subtítulo: Centralizado e em negrito, grafado próximo ao meio da página. O título deve ser em letras maiúsculas e o subtítulo em letras minúsculas com a inicial maiúsculas – Times ou Arial 14 ou maior;
Cidade: Local da instituição em que o trabalho deve ser apresentado. Deve ser centralizado, em negrito, em letras maiúsculas, Times ou Arial 12.
Ano: Ano da entrega do trabalho. Deve ser centralizado, em negrito, Times ou Arial 12, a 1“enter” da margem inferior da página.
FOLHA DE ROSTO
NOME DO ALUNO
TÍTULO DO TRABALHO Subtítulo (se houver)
TCC apresentada à ETEC Dr. GERALDO JOSÉ RODRIGUES ALCKMIN sob a orientação do (a) Prof. (a) ____________
TAUBATÉ – SP 2011 |
Nome do aluno: Centralizado, em negrito,em letras maiúsculas, Times ou Arial 14, a 1 “enter” da margem superior da página;
Título e Subtítulo: Centralizado e em negrito, grafado próximo ao meio da página. O título deve ser em letras maiúsculas e o subtítulo em letras minúsculas com a inicial maiúsculas – Times ou Arial 14 ou maior;
Natureza: Apresenta a finalidade do trabalho. Deve ser grafado a 2 espaços duplos do título, Times ou Arial 12 e sem destaque, recuada a partir do centro da página para a direita e com espaçamento simples entre linhas.
Cidade: Local da Instituição em que o trabalho deve ser apresentado. Deve ser centralizado, em negrito, em letras maiúsculas, Times ou Arial 12.
Ano: Ano da entrega do trabalho. Deve ser centralizado, em negrito, Times ou Arial 12, a 1 “enter” da margem inferior da página.
3.4 Resumo (elemento obrigatório)
Consiste na apresentação clara e concisa dos pontos relevantes de um documento, que informa ao leitor finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que este possa, inclusive, dispensar a consulta ao original.
O resumo deve ser do tipo informativo e deve estar colocado em folha a parte, precedido da palavra Resumo.
É redigido pelo autor, em português, antecedendo a Introdução, e poderá ter até 500 palavras. Deve ser digitado em espaço simples. Para maiores informações com relação à redação consultar a NBR 6028 da ABNT.
Quanto ao estilo, o resumo deve ser composto por uma seqüência de frases concisas, afirmativas e não de enumeração de tópicos, sendo recomendado o uso de parágrafo único. Na redação dar preferência ao uso da terceira pessoa do singular e do verbo na voz ativa. Após o resumo devem constar palavras-chaves relativas aos assuntos do documento em português, antecedidas da expressão ‘Palavras-chave:’.
Também obrigatório é o resumo em língua estrangeira, que é a versão do Resumo em língua vernácula para um idioma de divulgação internacional, inclusive seguindo as mesmas normas, inclusive das palavras-chave.
Dá-se o título de Abstract, no inglês, Resumen¸ no espanhol e Résumé, no francês.
3.5 Lista de Abreviaturas ou Siglas
Havendo necessidade, as abreviaturas ou siglas devem ser ordenadas alfabeticamente e seguidos de seus respectivos significados, de acordo com as recomendações da ABNT.
3.6 Lista de Símbolos
Relacionar os símbolos utilizados na ordem em que aparecem no texto, acompanhados de seus respectivos significados.
3.7 Sumário
Relaciona as principais divisões e seções do texto, na mesma ordem em que nele se sucedem, com a indicação da paginação inicial. O sumário deverá ser localizado na página que antecede a Introdução.
A finalidade do Sumário é dar uma visão geral do trabalho e facilitar a localização dos assuntos, por isso são apresentadas apenas as seções primárias, secundárias e terciárias.
O espaço entre as linhas do Sumário deve ser de espaço simples, e entre uma seção e outra deixa-se uma linha em branco.
No caso do trabalho ser apresentado em mais de um volume, deve ser incluído o sumário de toda a obra em todos os volumes, de forma que se tenha conhecimento do conteúdo, independente do volume consultado.
A mesma formatação e caracteres gráficos usados na indicação dos capítulos no sumário deve ser mantida no texto.
Os programas editores de texto mais comuns oferecem a possibilidade de gerar um sumário automaticamente. Para isto é necessária a criação de estilos, que automaticamente fazem a numeração progressiva dos títulos e subtítulos do trabalho.
3.8 Lista de Ilustrações (Gráficos, Diagramas, Lâminas, Gráficos, etc)
Relacionar as figuras na ordem em que aparecem no texto indicando, para cada uma, o seu número, legenda e página onde se encontra. Localiza-se após o sumário, em página própria.
Relaciona figuras, tabelas, quadros e gráficos, na ordem em que aparecem no texto, indicando o número, o título e a página onde se encontram.
4. Elementos Textuais
4.1 Texto
O texto é a parte do documento onde o conteúdo é apresentado e desenvolvido. Com relação ao estilo da redação, o trabalho deve ser escrito em linguagem impessoal, na terceira pessoa e ser também inteiramente consistente, isto é, numa convenção ou critério usado em uma página deve ser mantido em todo o texto. A concisão e a clareza do texto ficam inteiramente sob a responsabilidade do orientador, o qual orientará o aluno nas modificações que considerar necessárias.
Geralmente consiste em: Introdução, Revisão de literatura, Desenvolvimento e Conclusão, divididos em capítulos, conforme a natureza do assunto.
A introdução deve fornecer uma visão global da pesquisa realizada, apresentando o tema, explicando os motivos que o levaram a escolhê-lo para realizar a pesquisa, e deve incluir a apresentação do problema específico da pesquisa, seus objetivos e a(s) hipótese(s) ou pergunta(s) norteadora(s) do estudo.
A revisão de literatura apresenta a literatura básica sobre o assunto, resumindo os resultados de estudos feitos por outros autores. A literatura citada deve ser apresentada preferencialmente em ordem cronológica, em blocos de assuntos, mostrando a evolução do tema de maneira integrada. Todo documento citado e analisado deve constar na bibliografia ao final do trabalho.
O desenvolvimento ou corpo do trabalho é a parte mais extensa e visa apresentar os resultados da pesquisa. Divide-se geralmente em seções e subseções que variam em função da natureza do problema.
No caso de elaborar tabelas e gráficos para ilustrar o texto, ou apresentar os dados obtidos, o autor deverá seguir as orientações e consultar a norma NBR6822 da ABNT, devendo inserí-los o mais próximo dos textos a que se referem.
A conclusão apresenta de forma sintética, os resultados do trabalho, salientando a extensão e os resultados de sua contribuição, bem como seus méritos. Deve basear-se em dados comprovados, e estarem fundamentadas nos resultados e na discussão do texto, contendo deduções lógicas correspondentes aos objetivos do trabalho.
Para maior clareza no desenvolvimento do assunto, adotar o sistema de numeração progressiva.
Em resumo, o corpo do trabalho é onde o tema é discutido pelo autor:
- As hipóteses a serem testadas devem ser claras e objetivas.
- Devem ser apresentados os objetivos do trabalho.
- A revisão de literatura deve resumir as obras já trabalhadas sobre o mesmo assunto
- Deve-se mencionar a importância do trabalho, justificando sua imperiosa necessidade de se realizar tal empreendimento.
- Deve ser bem explicada toda a metodologia adotada para se chegar às conclusões
4.1.1 Capítulos – Numeração Progressiva
Consiste na divisão do trabalho em seções. Não se deve subdividir em seções além da quinária.
Segundo a ABNT, os Títulos de seções sem indicativo numérico (Introdução, Conclusão, errata, agradecimentos, lista de ilustrações, lista de abreviaturas e siglas, lista de símbolos, resumos, sumário, referências, glossário, apêndice(s), anexo(s) e índice(s)) devem ser centralizados.
São empregados algarismos arábicos na numeração, e o indicativo numérico de uma seção precede seu título, alinhado à esquerda, separado por um espaço de caractere. Deve-se destacar gradativamente os títulos das seções, utilizando-se de maneira racional os recursos disponíveis. Para maiores detalhes ver a NBR 6024 da ABNT.
Note que não se utilizam ponto, hífen, travessão ou qualquer sinal após o indicativo de seção ou de seu título, e todas seções devem conter um texto relacionado com elas.
Os títulos das seções devem começar na parte superior da mancha e ser separados do texto que os sucede por dois espaços 1,5, entrelinhas. Da mesma forma, os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por dois espaços 1,5.
4.2 Citações
É a transcrição ou reprodução de idéias colhidas de outras fontes (bibliográficas ou documentais). Podem ser:
• Citação direta: quando é feita a transcrição literal de palavras ou trechos dos autores (cópia fiel em redação, ortografia e pontuação).
Deve referenciar o sobrenome do autor, em maiúscula quando entre parênteses, o ano e o número da página, separados por vírgula. A citação de até 3 linhas deve vir inserida no texto, entre sapas, conforme exemplo:
Metodologia significa, “[...] etimologicamente, o estudo dos caminhos, dos instrumentos usados para se fazer ciência” (DEMO, 1981, p.7). |
A técnica de análise de conteúdo é definida por Bandin (1977, p.42) como:
Um conjunto de técnicas de análise das comunicações, visando obter, por procedimentos sistemáticos e objetivos de descrição de conteúdo das mensagens, indicadores quantitativos ou não, que permitam a interferência de conhecimentos relativos às condições de produção / recepção das mensagens. |
A citação longa (com mais de 3 linhas) aparece em parágrafo isolado, destacada dom um recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra tamanho 10, com espaçamento simples entre as linhas e sem aspas, conforme exemplo:
Atenção!
Quando o trecho citado não for início de parágrafo ou for interrompido antes do ponto final do parágrafo, deverá ser antecedido e precedido de reticências entre colchetes [..]
Citação indireta: É quando ocorre a reprodução das idéias do autor consultado, traduzindo-as com as palavras do aluno. Deve referenciar o sobrenome do autor, em maiúscula quando entre parênteses e o ano da publicação (a indicação do número da página consultada não é necessária). Veja exemplos:
Segundo Triviños (1992), a fenomenologia representa uma tendência dentro do idealismo subjetivo. |
A fenomenologia representa uma tendência dentro do idealismo subjetivo (TRIVIÑOS, 1992). |
Citação de citação: É a transcrição direta ou indireta de um texto a partir de outra fonte, isto é, não se teve acesso ao autor original. Nesse caso, 22 cita-se primeiro o autor original, seguido da expressão “apud” e da referência do último sobrenome do autor, data e página da obra diretamente consultada. Em caso de citação indireta a indicação do número da página é desnecessária. Veja exemplos:
Segundo Belluzzo (apud ADABASSI, 1992, p. 25). “[...] educação é o processo pelo qual o usuário interioriza comportamentos adequados com relação ao uso da biblioteca". |
Conclui-se que o uso adequado da biblioteca está relacionado ao processo educativo, quando o usuário adquire comportamentos adequados (BELLUZZO, apud AKABASSI, 1992). |
4.3 Notas de rodapé
São usadas para complementar ou esclarecer informações que não são incluídas no texto, para não haver interrupção em sua seqüência lógica. Por esse motivo, o uso de notas deve ser reduzido ao mínimo e serem pouco extensas. Devem ser observadas as seguintes normas para seu uso:
• Chamada numérica acima da linha do texto (número alto sobrescrito) em seqüência contínua de notas;
• Localizar na margem interior da mesma folha onde ocorre a chamada numérica;
• Separar do texto por um traço contínuo de 3 cm;
• Digitar em espaço simples e fonte 10.
4.4 Ilustrações
4.4.1 Figuras (quadros, lâminas, plantas, fotografias, gráficos, organogramas, fluxogramas, esquemas, desenhos e outros)
Qualquer que seja seu tipo, sua identificação aparece na parte inferior precedida da palavra que a designa (p.ex.: Figura, Fluxograma,...) seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto em algarismos arábicos, do respectivo título e/ou legenda explicativa de forma breve e clara, dispensando consulta ao texto, e da fonte. A ilustração deve ser inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere, conforme o projeto gráfico.
5. Conclusão
A conclusão é a parte onde o autor se coloca com liberdade científica, avaliando os resultados obtidos e propondo soluções e aplicações práticas.
6- Referências Bibliográficas
É o conjunto de indicações que possibilitam a identificação de documentos, publicações, no todo ou em parte. As obras são identificadas na seguinte ordem:
6.1 – Livros
• Autor (ou coordenador, ou organizador, ou editor) - Escreve-se primeiro o sobrenome paterno do autor, em caixa alta, e, a seguir, o restante do nome, após uma separação por vírgulas.
• Título e subtítulo - O título deve ser realçado por negrito, itálico ou sublinhado.
• Número da edição (a partir da segunda edição) - Não se usa o sinal de decimal (a).
• Local da publicação - É o nome da CIDADE onde a obra foi editada e, após a referência de local deve, ser grafado dois pontos (:). Não se coloca estado ou país.
• Editora - Só se coloca o nome da editora. Não se coloca a palavra Editora, Ltda, ou S.A. etc.
Por exemplo: da Editora Ática Ltda, colocar-se-ia apenas Ática.
• Ano da publicação - É o ano em que a obra foi editada.
• Número de volumes (se houver)
• Paginação - Quantidade de páginas da obra.
• Nome da série, número da publicação na série (entre parênteses)
Observações:
• Dois espaços devem separar os diversos campos de uma referência.
• A 2a linha e as subseqüentes se iniciam em baixo da 3a letra da 1a linha.
• Em obras avulsas são usadas as seguintes abreviaturas: org. ou orgs. = organizador (es)
ed. ou eds. - editor (es) coord. ou coords. - coordenador (es)
Exemplos:
Autor pessoa física:
LIMA, Adriana Flávia Santos de Oliveira. Pré-escola e alfabetização: uma proposta
baseada em Paulo Freire e Jean Piaget. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 1986. 228 p.
JAPIASSU, Hilton F.. O mito da neutralidade científica. Rio de Janeiro: Imago, 1975.
Até três autores:
COSTA, Maria Aída B., JACCOUD, Vera, COSTA, Beatriz. MEB: uma história de muitos.Petrópolis: Vozes, 1986. 125 p. (Cadernos de Educação Popular, 10).
LAKATOS, Eva Maria, MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia científica. 2 ed, São Paulo: Atlas, 1991. 231 p.
Mais de três autores:
OLIVEIRA, Armando Serafim et al. Introdução ao pensamento filosófico. 3 ed. São
Paulo: Loyola, 1985. 211 p.
RICHARDSON, Roberto Jarry et al. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 2 ed., 1989. 287 p.
Obs.: et al. (et alli) quer dizer e outros em latim.
Sem nome do autor:
O pensamento vivo de Nietzsche. São Paulo: Martin Claret, 1991. 110 p.
Dissertação / Tese:
BELLO, José Luiz de Paiva. Lauro de Oliveira Lima: um educador brasileiro. Vitória, 1995. 210 p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE, Universidade Federal do Espírito Santo, 1995.
Autor corporativo:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Programa de Pós-Graduação em Educação / PPGE-UFES. Avaliação educacional: necessidades e tendências. Vitória, PPGE/UFES, 1984. 143 p.
Citação de parte de uma obra: O autor do capítulo citado é também autor da obra:
LIMA, Lauro de Oliveira, Ativação dos processos didáticos na escola secundária. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1976. cap. 12, p. 213-234 In: A escola secundária moderna: organização, métodos e processos.
Citação de parte de uma obra: O autor do capítulo citado não é o autor da obra:
HORTA, José Silvério Baía. Planejamento educacional. In: MENDES, Dumerval Trigueiro (org.). Filosofia da Educação Brasileira. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1991. p.195-239.
6.2 - Artigos de revistas ou jornais
• Autor do artigo
• Título do artigo
• Título da revista
• Local da publicação
• Editor
• Indicação do volume
• Indicação do número ou fascículo
• Indicação de página inicial e final do artigo
• Data:
Exemplos:
Artigo de um autor:
BORTOLETTO, Marisa Cintra. O que é ser mãe? A evolução da condição feminina na maternidade através dos tempos. Viver Psicologia, São Paulo, v. I, n. 3, p. 25-27, out. 1992.
Obs.: No caso de mais de um autor, segue-se a mesma regra das referências dos livros.
Artigo não assinado (sem nome de autor):
A ENERGIA dual indígena no mundo dos Aymara (Andes do Peru e Bolívia). Mensageiro, Belém, n. 63, p. 35-37, abr./maio/jun., 1990.
Obs.: Escreve-se em maiúscula até a primeira palavra significativa do título.
Artigo de jornal assinado:
DINIZ, Leila. Leila Diniz, uma mulher solar. Entrevista concedida ao Pasquim. Almanaque Pasquim, Rio de Janeiro, n. especial, p. 10-17, jul. 1982.
Artigo de jornal não assinado (sem nome de autor):
MULHERES têm que seguir código rígido. O Globo, Rio de Janeiro, 1 caderno, p. 40, 31jan. 1993.
Obs: A referência de mês é reduzida a apenas três letras e um ponto. O mês de janeiro ficaria sendo jan., o de fevereiro fev. etc., com exceção do mês de maio que se escreve com todas as letras (maio) e sem o ponto. (veja o exemplo em artigo não assinado).
6.3 - Publicações Periódicas
Coleções inteiras:
EDUCAÇÃO E CIÊNCIAS SOCIAIS. São Paulo: Centro Brasileiro de Pesquisas Educacionais, 1956-
Obs.: Todas as revistas sob este título foram consultadas.
Somente uma parte de uma coleção:
FORUM EDUCACIONAL. Teorias da aprendizagem. Rio de janeiro: Fundação Getúlio Vargas, v.13, n.1/2, fev./maio 1989.
Obs.: Esta citação indica que a revista inteira foi consultada.
Decretos-Leis, Portarias etc.:
BRASIL. Decreto 93.935, de 15 de janeiro de 1987. Promulga a convenção sobre
conservação dos recursos vivos marinhos antárticos. Diário Oficial (da República Federativa do Brasil), Brasília, v. 125, n. 9, p. 793-799, 16 de jan. 1987. Seção 1, pt.
Pareceres, Resoluções etc:
CONSELHO FEDERAL DE EDUCAÇÃO. Parecer n. 1.406 de 5 out. 1979. Consulta sobre o plano de aperfeiçoamento médico a cargo do Hospital dos Servidores de São Paulo.
Relator: Antônio Paes de Carvalho. Documenta, n. 227, p. 217-220, out. 1979.
Trabalho publicado em anais de congresso e outros eventos:
CHAVES, Antônio. Publicação, reprodução, execução: direitos autorais. In: Congresso
Brasileiro de Publicações, 1., São Paulo, 5 a 10 de jul. 1981.Anais do I Congresso de
Publicações. São Paulo: FEBAP, 1981. p. 11-29.
Anais de congresso no todo:
SEMINÁRIO DO PROJETO EDUCAÇÃO, 5., 24 out. 1996, Rio de Janeiro. Anais do V Seminário do Projeto Educação. Rio de Janeiro: Forum de Ciência e Cultura-UFRJ,
1996.
6.4 - Obras de Referência
Dicionário:
Educação. In: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Minidicionário da língua portuguesa. 2 ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1988. p. 185.
Enciclopédia:
Divórcio. In: Enciclopédia Saraiva de Direito. São Paulo: Saraiva, 1977. v. 29, p. 107-162.
Anuário:
Matrícula nos cursos de graduação em universidades e estabelecimentos isolados, por áreas de ensino, segundo as universidades da Federação - 1978-80. In: Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Anuário estatístico do Brasil. Rio de Janeiro, 1982. Seção 2, cap. 17, p. 230: Ensino.
6.5 - Internet
Não existem regras estipuladas para referências de "sites" da Internet. No entanto, deve-se seguir as instruções abaixo:
A referência desta página:
PIMENTEL, Marcos Eduardo Costa. Normas da ABNT: Estrutura de Apresentação do
Trabalho. In: Mepel DIGITUS, 2000. (https://www.mepel.8m.com)
Obs.: O endereço do "site" deve estar entre parênteses, no final das referências possíveis.
BROWN, Haines. Chicago style citation of computer documents. Disponível em <https://www.neal.cstateu.edu/history/Chicago.html>. 15 maio 2002.
ETSnet. Toefl on line: Test of english as a foreign language. Disponível em: <https://www.toefl.org>. Acesso em: 19 maio 1998.
Anexos
São documentos que complementam o trabalho e que não foram elaborados pelo autor.
7. Glossário
É a explicação dos termos técnicos, verbetes ou expressões que constem do texto. Sua colocação é opcional.
8. Capa
Serve para proteger a última folha do trabalho, é opcional e permanece em branco.
Dúvidas: procurar todas as normas da ABNT na página abaixo
https://www.scribd.com/doc/264443/NORMAS-ABNT-2007